Visitas

Busca

terça-feira, 22 de março de 2011

O que são Crapwares?


Se você já teve a felicidade de comprar um PC ou notebook de marca, ao ligá-lo pela primeira vez certamente se deparou com um punhado de programas que não pediu. Do clássico Adobe Reader até versões trial de antivírus duvidosos, é praxe no meio: encha o espelho do sistema operacional que vai nas máquinas com programas quaisquer, e boa.
 
 Os fabricantes adoram isso, e é raro, para não dizer impossível, encontrar uma que fuja dessa prática. Dell, HP, MSI, Toshiba... Todas. Mas o que aos olhos da indústria de hardware é algo normal, aos olhos da Microsoft, não o é. A dona do Windows, que os fabricantes insistem em entregar ao consumidor recheado de aplicativos, mais uma vez dá o exemplo no sentido de que o caminho não é esse.
O começo dessa história aconteceu antes mesmo do lançamento do Windows 7, com a decisão, polêmica, porém acertada, de limar do sistema operacional programas antes nativos. Cliente de e-mail, gerenciador de fotos, mensageiro instantâneo, editor de vídeo, foi tudo jogado para o Windows Live Essentials, que por sua vez tornou-se uma "atualização importante" aos olhos do Windows 7. Assim, ao iniciar o PC e mandar o sistema buscar por atualizações, cabe ao usuário decidir quais programas entram, e quais ficam de fora. Não se esqueça do lema extraoficial do Windows: usuário no controle.
Agora que a Microsoft possui uma loja física, onde comercializa computadores de terceiros com Windows pré-instalado, a empresa fez valer sua posição nessa cadeia, e está exigindo, dos fornecedores que queiram vender na Microsoft Store, sistemas pré-instalados livres de crapware, apelido atribuído a esse tipo de software não solicitado que acompanha PCs novos. Ou seja, quem compra um PC lá, ao chegar em casa se depara com o Windows 7 em toda sua plenitude e rapidez, sem precisar se preocupar com remoção de quilos de bits.
Talvez essa medida da Microsoft, que entende como ninguém de Windows, abra os olhos dos fabricantes de PCs. Afinal, exceto eles, acho que ninguém mais gosta de comprar computadores recheados de programas que, na maioria das vezes, só servem para serem desinstaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...