Visitas

Busca

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Siglas curiosas


Siglas curiosas presentes em nosso cotidiano as vezes escondem histórias engraçadas!
Segue ai algumas curiosidades:


R.I.P. – Esta sigla sempre aparece nos túmulos e é muito usada nos Estados Unidos. Na verdade trata-se de uma frase latina: Requiescat in Pace, ou seja, “Descanse em Paz”.
LASER – Light Amplification by Simulated Emision of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Simulada de Radiação).
DETETIZAR – Esta palavra, que geralmente citamos quando nos referimos a extermínio de insetos, não existe. A palavra correta é DEDETIZAR, com “D”, pois ela vem da sigla DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano).


FBI – Federal Bureau of Investigation (Escritório Federal de Investigação)
INTERPOL – International Criminal Police Organization (Organização Internacional de Polícia Criminal).

FAQ – Frequently Asked Questions (Questões Frequentemente Perguntadas). Este termo geralmente aparecem em sites e blogs. São as perguntas freqüentes que as pessoas fazem para tirar dúvidas sobre alguma coisa referente ao site (ou blog).


FIAT – Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.

PAPA – A palavra “Papa” tem três versões conhecidas para sua etimologia:

1. Pappas (grego), que significa Pai;
2. A sigla das palavras Petri Apostoli Potestatem Accipiens (o que recebe a potestade do Apóstolo Pedro);
3. União das duas primeiras sílabas das palavras Pater et Pastor (Padre e Pastor).

S.O.S – Save our souls (salve nossas almas)
WC – Essa sigla curiosa e vista com muita frequencia em banheiros de filmes americanos e seu significado é: water closet ( podemos entender como sanitário)

NÁILON- Várias são as histórias que explicam a etimologia dessa palavra. A mais famosa (ainda que não seja provada) conta que ele é assim chamado, pois a fábrica que inicialmente o produziu tinha sede tanto nos E.U.A  quanto na Inglaterra. Os criadores dessa fibra, diante da necessidade de dar-lhe um nome, decidiram juntar as iniciais de New York, com as três primeiras letras de London, dando origem à palavra nylon. Outra possível explicação para o termo seria a de que durante a segunda guerra mundial os EUA usaram o tecido nos pára-quedas. O “nylon” seria então uma abreviação de “Now you’ve lost, Old Nippon” .

O curioso traço do n° 7

Esse famoso traço que fazemos no número 7 existe?

page

Até os dias de hoje, muita gente, quando escreve o numero 7, ainda coloca um pequeno tracinho no número. Oficialmente, este pequeno traço não existe, como dá para constatar, digitando a tecla 7 do teclado do seu computador, calculadora ou qualquer outro aparelho que possua teclado.

Vocês sabem a origem deste costume?
A origem verdadeira é por causa da quantidade de ângulos. Os chamados números arábicos foram na verdade inventados pelos fenícios, mas os árabes que popularizaram eles.  Todos os números arábicos têm relação com a quantidade de ângulos que eles representam.

Veja a figura abaixo e entenda o porquê:
numeros e angulos

Uma grande curiosidade acerca dos números.

O que são versões Alfa, Beta, RC e Final?

A quantidade de programas e jogos disponíveis para download aqui no site é enorme. Para você ter noção, só para Windows são quase 40 mil opções de downloads e para o Linux, por exemplo, são mais de mil programas. Invariavelmente muitos deles são semelhantes e o que os diferencia é, obviamente, o nome. Porém, há muitos casos em que o nome é idêntico, mas o que muda são as versões.

É neste ponto que a coisa pega, pois você sabe o que significam todos aqueles números ou os “sobrenomes” incomuns como: alfa, beta, Release ou Gold? Como não há definições claras do que cada nome representa, são usados termos que se tornaram praticamente oficiais, já que algumas nomenclaturas se tornaram muito populares. É claro que os nomes não estão lá à toa, portanto hoje vamos tentar explicar o que todos aqueles números ou nomes querem dizer.

Estão falando grego

Você já deve ter ouvido aquela expressão “não entendi nada, parece que estão falando grego”. Pois é, então não se culpe por não entender o que significam os nomes das versões, pois em dois casos eles estão falando grego sim! É o caso da versão Alfa e Beta, visto que estas nomenclaturas derivam do alfabeto grego.
O que é isso?
Ciclo de vida de um software

Um programa, assim como um produto que você compra no supermercado, um carro ou um tênis passam por um processo de desenvolvimento para chegar até você, pois de nada adianta comprar um carro não finalizado ou um tênis sem sola. Desta forma, é um termo usado na área de desenvolvimento chamado “Gerenciamento de releases” e é aí que se define em que pé o programa está.

Alfa

Para começar o ciclo temos a versão alfa. O nome alfa deriva de uma letra do alfabeto grego e naquele sistema numeral tem valor 1. Por isso que esta versão pode ser considerada a primeira fase de um software, ou seja, os primeiros passos.

Esta versão serve para que o software desenvolvido já possa ser patenteado, por exemplo, ou que suas intenções e funções sejam conhecidas. Porém, nem sempre é destinado aos usuários finais, mas sim para outros desenvolvedores ou parceiros do projeto, já que pode apresentar muitos erros (bugs).

Porém, é comum vermos versões alfa disponíveis para downloads, inclusive aqui no Baixaki. É claro que versões alfa podem apresentar problemas, mas nem por isso elas são de totalmente ruins.

Quantos alfas
Beta

Quantos betas!As versões betas já são mais fáceis de serem encontradas, ainda mais se você usa os serviços Google.  Assim como o alfa, o beta também deriva do alfabeto grego e, assim como aquele, ele significa o número 2. Esta versão é considerada aceitável para ser lançada para os usuários, porém ainda possui alguns bugs, mas que o desenvolvedor tem consciência disso.

Desta forma, ela pode ser comparada com o nosso primeiro beijo, pois já estamos beijando pessoas, ou seja, já estamos interagindo, mas ainda não chegamos à perfeição. O Orkut e o Gmail são os eternos betas da Internet, pois desde que foram lançados em 2004 e 2005 (aproximadamente)e até hoje o nome beta está lá.
Closed Beta
Além da versão Beta, é possível que você se depare com variações dela, como no caso, a Closed Beta. Como o Beta quer dizer que é algo ainda não concluído, mas possível de usar antes de haver a liberação do programa ele é distribuído para um grupo seleto de pessoas. Estas pessoas geralmente são especialistas, formadores de opinião ou conhecidos, desta forma em primeiro lugar eles testam e emitem uma avaliação para somente depois a versão Beta ser liberada para o público.
O Orkut foi um caso de Closed Beta, já que para acessar o serviço você precisava receber um convite de alguém que já usava o site de relacionamentos.
Open Beta
Hoje em dia, para usar o orkut você só precisa fazer uma conta Google e começar a fazer amigos sem precisar de convite. Isso é um exemplo de versão Open Beta, pois ela continua Beta, mas qualquer pessoa pode ter acesso à ela.


Alguns exemplos

Release Candidate – RC

Release em inglês significa liberar, tornar disponível e é por isso que há a versão Release Candidate, ou em tradução livre, candidato à liberação. A versão Release Candidate, ou RC, pode ser considerada como a mais próxima da final, pois apresenta todas as funções, interface e desempenho sem erros consideráveis. Ela é o genro ou nora que algumas mães gostariam de ter, não é perfeito, mas já é possível usá-lo sem maiores problemas.

Gold ou Final

A versão Gold nem precisa de muitas definições ou explicações, pois o próprio nome já diz tudo, afinal ouro é ouro e não se fala mais nisso. Esta versão é a definitiva, o The End dos programas, mas é mais voltada para jogos, pois se um programa chega até este patamar é porque já está pronto para entrar nas máquinas dos usuários e não causar erros.
Na verdade a nomeação de uma versão como Gold é mais uma denominação que define a que pé anda o desenvolvimento do produto. Quando uma versão é chamada de Gold é porque ela está pronta para ser comercializada, mas chamar um programa ou game de Gold fica a critério do desenvolvedor, já que a palavra pode soar melhor aos ouvidos dos usuários.

É claro que “nem tudo o que reluz é ouro”, desta forma em muitos casos versões Gold também apresentam erros (o que é muito comum se tratando de computadores). Porém, vamos entender que a versão Gold pode ser considerada a final, entretanto sempre há algo a melhorar. Mas ela, com certeza, é o genro ou nora que sua mãe pediu.
Continua em Mais Informações...

Internet Explorer 9 Release Candidate!!!

 
A Microsoft anunciou hoje a liberação da versão RC (Release Candidate) do Internet Explorer 9, a qual foi aprimorada com a ajuda dos 25 milhões de usuários que baixaram a versão beta do navegador.
Dentre as melhorias, o destaque fica para os ajustes na interface, que agora conta com um controle melhorado das guias e opções de fixação na barra de tarefas do Windows. Além disso, promete mais desempenho na hora de abrir páginas web. Para se ter uma ideia, o IE9 é o único navegador capaz de aproveitar os recursos aceleração de hardware do chip gráfico do PC.
Quem ainda não conhece o IE9, vai se surpreender. Sua área útil é bem maior, o que dá mais destaque para o conteúdo do site visitado. Outra vantagem é sua integração com alguns recursos do Windows 7 como o de Sites Fixados na barra de tarefas, Listas de Atalho e a pré-visualização de miniaturas.
Quando o assunto é segurança, então, nem se fale. Considerado o browser mais seguro do mercado (link do post anterior), ele conta com uma série de recursos como Proteção Anti-Rastreamento, Filtros de Active-X, Controle de Downloads com Filtro SmartScreen, Indicador de Performance de Complementos, Modo de Compatibilidade, Suporte para Políticas de Grupo, dentre outros.
Para saber tudo sobre todas as novidades da versão RC do IE9 e para baixá-lo, basta ir até www.internetexplorer9.com.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Messenger Plus Live 5.0 Disponível!

"Agora o Plus! está completo: totalmente compatível com o Windows Live Messenger 2011!"


Se você já era fã do Messenger Plus!, vai adorar esta novidade: uma nova versão foi lançada, totalmente compatível com o MSN Messenger 2011.
O software está totalmente novo, com muitas funções que vão agradar a todos os usuários. A interface foi modernizada para deixar o seu desktop ainda mais bonito e moderno. Com o novo Messenger Plus! suas conversas nãos serão mais as mesmas!

Registros online
Uma das novidades que mais chamam a atenção na nova versão do Messenger Plus! é o recurso de registros online. A nova função faz com que todos os históricos de conversas sejam armazenados em rede, permitindo que você acesse seus registros de qualquer parte do mundo.

Interface gráfica totalmente renovada

Chega de janelas e janelas de conversas, que fazem você se perder e demorar para achar seus amigos. Com o Plus! é possível criar um grupo especial de conversas e mantê-las na mesma janela,  o que as torna mais rápidas e promove uma navegação muito eficiente.







Formate textos e utilize comandos
Escolha as cores de fundo e letras em seu texto, adicione formatação para deixá-lo em forma itálica, sublinhada, negrita etc. Utilize comandos de atalho, assim como em salas do tradicional IRC, com facilidade. Tenha muito mais agilidade e benefícios divertidos durante suas conversas!

Textos rápidos
Obtenha rápido acesso a mensagens automáticas e personalizadas com uma ferramenta capaz de criar atalhos para você colocar mensagens-padrão e enviá-las aos seus amigos rapidamente. Coloque, por exemplo, "Oi, tudo bem?" com suas cores e emoticons favoritos e grave um comando para enviar a mensagem automaticamente quando desejar!







Sons
O Plus é capaz de carregar novos sons que podem ser criados por você! Qualquer arquivo MP3 ou gravado pelo microfone ou entrada de áudio pode ser usado, dando liberdade para criar sua própria personalização. Você também pode importar outros pacotes de som e buscar milhares deles em um banco de dados público.

Para mais Informações visite um dos sites que disponibiliza o download:
http://www.baixaki.com.br/download/messenger-plus-live.htm  Fonte: Baixaki

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Seu notebook mais velho já pode ter entrada USB 3.0

Novo produto transforma entrada ExpressCard em duas entradas USB 3.0.


Que tal deixar o seu notebook atual compatível com entradas USB 3.0? Essa é a proposta do mais novo produto apresentado pela RunCore. Trata-se do RunCore USB 3.0 Express SSD, um dispositivo que transforma a pouco utilizada entrada ExpressCard em duas portas USB 3.0.

Funcionando como uma espécie de cartão 2 em 1, o produto é ainda um disco SSD de 64 GB de capacidade. Isso significa a possibilidade de transferir arquivos em velocidades de até 100 MB/s. Além disso, você ganha um cartão com uma capacidade bem acima da média do que você encontra na maioria dos pendrives.

A empresa ainda não anunciou o preço nem a data de lançamento do produto, contudo sabe-se que ele será comercializado também no Brasil.

Windows 7 SP1 chega dia 22 de fevereiro

E dia 16 na MSDN/TechNet

A Microsoft confirmou recentemente para seus parceiros que a versão final do SP1 para o Windows 7 e Windows Server 2008 R2 será disponibilizada para o público no dia 22 de fevereiro.

Assinantes da MSDN e TechNet poderão obter a versão final do SP1 alguns dias antes, em 16 de fevereiro.

Para o Windows 7, o SP1 trará apenas correções de bugs, atualizações de segurança e pequenas melhorias. Já para o Windows Server 2008 R2, o SP1 trará novos recursos como o suporte para memória dinâmica no Hyper-V, o RemoteFX e mais.

Empresas que não quiserem instalar o SP1 logo após seu lançamento podem usar a ferramenta de bloqueio disponibilizada em novembro pela Microsoft.

Windows 7 SP1 será disponibilizado no
dia 22 de fevereiro para o público.

Fonte: Baboo






Entenda o "Informatiquês"



Uma ajudinha para aqueles que as vezes na postagem não entendem algum termo.
Fonte R7


ADSL

Sistema que utiliza a linha telefônica comum para permitir a conexão de internet banda larga (de alta velocidade). A linha é dividida em três canais: voz (ligações de telefone), download e upload (quando o internauta "envia" arquivos e dados para servidores na web). É o tipo de tecnologia mais utilizada para banda larga e está presente em serviços como o Speedy, da Telefônica.

Bit

Abreviação de dígito binário, em inglês, que indica a menor unidade de transmissão e armazenamento de dados usada na computação. É a linguagem usada pelos PCs, que "entendem" impulsos elétricos representados pelos números "0" e "'1" --"negativo" e "positivo", "desligado" ou "ligado" ou "falso" e "verdadeiro", respectivamente.

Blog


Tipo de site em que as "entradas" – textos, vídeos, fotos e etc –, chamadas "posts", estão organizadas na ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais antigo). Em geral, destina-se à divulgação de ideias e informações de um usuário, um grupo de pessoas, ou organizações, que na maior parte dos casos estão sujeitas aos comentários dos leitores.

Bluetooth


Tecnologia para transmissão de dados, sem o uso de fios e a pequenas distâncias, entre dois aparelhos equipados com o sistema, como celulares. O ponto forte é o baixo consumo de energia.

Blu-Ray

Disco óptico de alta definição apontado como o sucessor do DVD, com capacidade de armazenar cinco vezes mais dados. É capaz de armazenar até 9 horas de vídeo em alta definição e 23 horas de filmes em formato convencional.

Browser

Programas utilizados para acessar a web, como Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Google Chrome. Também conhecido como "navegador".

Byte


Conjunto de oito bits, usado para realização de tarefas e armazenamento de dados pelos computadores e seus acessórios.

Cracker

Pessoa que invade redes de computação, viola senhas ou quebra sistemas de segurança, com objetivos como furtar dados confidenciais ou usar programas sem autorização.

Continua em mais informações...

Internet Explorer perde espaço para Chrome

Guerra dos Browsers: o Internet Explorer continua perdendo participação no mercado para o Chrome, enquanto o Firefox segue estável


O Chrome continua roubando usuários do Internet Explorer. Em janeiro, o browser do Google, ultrapassou a marca de 10% do mercado mundial.

O Chrome foi responsável por 10,7% dos acessos à web feitos em janeiro. Pode não parecer muito, mas o crescimento tem sido rápido. Dois anos atrás, ele tinha apenas 1,5% do mercado. Desde então, vem roubando usuários do Internet Explorer e também alguns do Firefox. Nesse período, o browser da Microsoft teve sua participação reduzida de 69,2% para 56%. É a pior marca do Internet Explorer desde 2003, quando ele chegou a ter 95% do mercado. Já o Firefox ganhou mercado em 2009, mas perdeu em 2010. Sua fatia atual, de 22,8%, é quase igual à que tinha dois anos atrás – 22,6%. Os números são da empresa NetApplications.

Firefox e Internet Explorer vão ganhar novas versões em breve. No dia 25 de janeiro, a Mozilla soltou o que deve ser o último beta do Firefox 4. É possível que a versão final saia já neste mês. O Internet Explorer 9, em fase beta desde setembro, também não deve demorar. Já instalei o beta num PC de cliente e ele tem funcionado sem falhas significativas – o que mostra que não falta muito para que fique pronto. A versão release candidate deve ser liberada já na próxima semana. Será a primeira edição do Internet Explorer que não vai rodar em Windows XP. O IE9 exige pelo menos o Windows Vista.

Tanto no Firefox 4 como no Internet Explorer 9, uma das atrações é o uso do processador gráfico do computador para acelerar a exibição de páginas. No caso do Internet Explorer, há também um esforço da Microsoft em melhorar a compatibilidade com padrões emergentes da web, como HTML5 e CSS3. Além disso, a empresa simplificou a interface com o usuário, que ficou bastante mais enxuta e parecida com a do Chrome. Resta saber se essas novidades serão suficientes para segurar o avanço do Google nessa área.

Os navegadores e os estereótipos de seus usuários


Cada navegador de internet tem seu segmento de público especifíco.

De acordo com essa imagem que está circulando no Twitter, o atualmente pesadão Firefox é preferido dos nerds; já o Explorer é o que melhor agrada os seus pais.

Por sua vez, o Chrome é usado pelos modernos e descolados. Já o Opera e o Safari é usado pelos ´queers´ e ´huge queers´, termo em inglês que significa homossexual. O Netscape ficou com os dinossauros da web.

Lembrando sem preconceito que isso é uma tiragem do twitter!

E aí, o que você achou? Estou blogando no Fire, e você? Qual o seu navegador preferido? Deixe sua opinião nos comentários!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GMail agora permite arrastar e soltar para salvar anexos dos emails

Salvar os anexos que te mandam pelo GMail acabou de ficar mais fácil – se você usa o Chrome. A última atualização permite salvar os anexos simplesmente arrastando-os do email para onde você quiser.

É um recurso simples, mas muito bem-vindo para aqueles que não gostam de salvar tudo no mesmo lugar. O seu download ainda passa pela fila de downloads do Chrome, mas chega no local especificado. Esperamos que, como outras melhorias recentes do Chrome relacionadas ao HTML5, esta chegue logo também ao Safari e outros navegadores.


Google Earth auxilia descobertas arqueológicas


O Google Earth possibilitou a descoberta de quase 2 mil sítios arqueológicos na Arábia Saudita, segundo uma reportagem da NewsCientist.

David Kennedy, um pesquisador da universidade Western Australia, foi o responsável pela descoberta no Google Earth, utilizando o “birds-eye”, funcionalidade que aproxima bastante as imagens.

“Nunca fui para a Arábia Saudita. Não é um dos países mais fáceis de se visitar”, conta Kennedy à NewsCientist. Segundo o pesquisador, fotografias aéreas da Arábia Saudita não estão disponíveis para a maioria dos arqueólogos, e é difícil, se não impossível, conseguir uma autorização para sobrevoar o país.

A confirmação de que a imagem é um sitio arqueológico e não vegetação ou sombras veio de um amigo de Kennedy, que não é arqueólogo, mas mora na Arábia Saudita. A pedido do pesquisador ele visitou dois dos sítios e os fotografou.

O desafio agora, segundo Kennedy, é visitar as descobertas, já que não é possível determinar a idade das estruturas só pelas imagens.

Fonte Lu/Info.Abril

Como Funciona O MIcrosoft Kinect?

Isso sim é uma maneira de suar a camisa jogando um Game!!!


O Microsoft Kinect foi desenvolvido para chacoalhar a experiência com consoles de videogames, revigorando um mercado de US$ 60 bilhões globais anuais. Anunciado e demonstrado em junho de 2009 como Projeto Natal, o Kinect parece quase mágico pela maneira como ele pode ver cada movimento do seu corpo e reproduzi-lo dentro do videogame que você está jogando. Mais, ele reconhece seu rosto e sua voz, assim ele pode encontrá-lo na sala e descobrir onde você está, mesmo se você estiver jogando com um grupo de amigos. Novembro de 2010 marca o lançamento antecipado histórico do Kinect como uma nova adição à linha de produtos Xbox 360 da Microsoft.

A Microsoft previa inicialmente vender 3 milhões de unidades do Kinect no final de 2010, mas antes mesmo de colocar o produto à venda, elevou sua expectativa para 5 milhões de unidades, adicionando US$ 750 milhões à receita de software da companhia neste trimestre. Com lançamento mundial previsto para 10 de novembro, o Kinect teve as vendas antecipadas nos EUA para o dia 3 de novembro, em 30 mil lojas nos EUA, 5 mil das quais fizeram eventos à meia-noite para uma fila interminável de ávidos compradores.


O dispositivo em si é uma caixa preta com cerca de 30 cm de comprimento e três câmeras sensores, que é plugada na parte de trás do Xbox 360. Ele vem com um conjunto de jogos chamado "Kinect Adventures", cenários em que os jogadores navegam pelas correntezas de rios, por baixo d´água e no espaço. Com o apelo de jogo por movimento do corpo e comando de voz, a Microsoft espera alavancar as vendas da linha Xbox, que já vendeu 45 milhões de unidades desde o seu lançamento, há cerca de dez anos.

Ao que se revela, o Kinect não é tão mágico assim. É uma combinação altamente inovadora de câmeras, microfones e software que transforma seu corpo em um controle de videogame. O nome Kinect é inspirado pelas palavras em inglês "kinect" (cinético), que significa estar em movimento, e "connect" (conectar), que significa estar "conectado aos amigos e ao entretenimento que você ama" [fonte: Rule]. Não são apenas o jogos que pegam seu movimento. O Kinect transforma seu Xbox 360 em um console ativado por voz com captura de vídeo e reconhecimento facial, aplicável para tudo - da escolha de um programa na tevê à criação de um trabalho artístico digital.

A Microsoft também também projetou o Kinect como uma melhoria para a experiência com o Xbox Live. O videochat do Xbox Live usa as câmeras e os microfones do Kinect para um bate-papo do tipo webcam com múltiplos amigos de uma só vez [fonte: Stevens]. Além disso, a Microsoft se juntou à ESPN para criar experiências esportivas interativas para os usuários Gold do Xbox Live (no Brasil, disponível a partir de 10 de novembro de 2010). Não apenas você pode assistir aos eventos esportivos em alta definição, como também pode se juntar a outros fãs na torcida por seu time favorito e responder perguntas de trívia esportivas
fonte: Microsoft.

Novas Memórias Kingston com resfriamento líquido são novidade


A Kingston, conhecida por suas memórias flash, vai colocar memórias RAM de alto desempenho no mercado. A novidade fica por conta do resfriamento líquido, que vem acoplado ao hardware.

O motivo da inovação é a velocidade das memórias, que varia entre 2.000 e 2.133 MHz. Com esse clock, as peças são voltadas espcialmente para gamers ou PCs que precisam de uma resposta rápida para tarefas pesadas.

As memórias são DDR3 e virão em kits de 4 GB, com dois canais de 2 GHz ou 2,1 GHz, ou ainda em kits de 6 GB, com três canais de 2 GHz. Todas apresentam potência de 1,65 V.

O preço das memórias é de 157 dólares para o primeiro modelo, 205 dólares para o intermediário e 235 dólares para o mais robusto. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Pequeno gênio egípcio de 11 anos é analista da Microsoft


O pequeno Mahmoud Wael, um egípcio de 11 anos e aspecto frágil, se tornou técnico da Microsoft graças à sua capacidade de resolver cálculos complexos em segundos e de dominar as redes de computadores. “Meu pai descobriu minha habilidade quando eu tinha três anos e resolvi uma conta de multiplicação da minha irmã”, conta Mahmoud, um menino tímido que responde às perguntas sentado em um sofá do humilde apartamento no qual vive com sua família.

Após a descoberta, um exame determinou que seu coeficiente intelectual é de 155, uma pontuação “muito alta” que, segundo o próprio pequeno egípcio, o transforma no “menino mais inteligente do mundo”.

A precoce habilidade com os computadores não passou despercebida pela gigante americana Microsoft, que o presenteou há seis anos com seu primeiro laptop e acaba de nomeá-lo analista tecnológico.

Mahmoud, apelidado por seus vizinhos de “Abqarino” (gênio, em árabe), se matriculou aos nove anos na prestigiada Universidade Americana do Cairo, onde cursa Informática.

Para seu pai, Wael Mahmoud, que mostra orgulhoso uma pasta cheia de recortes de jornais com reportagens sobre o filho, o garoto é “uma criança, um engenheiro de informática e um presente de Alá”.

“Agora já sou um profissional em redes de computadores e já poderia trabalhar”, afirma Mahmoud, que se diz apaixonado pela informática porque “graças a esta invenção, é possível chegar a qualquer parte do mundo”. “Se quero saber alguma coisa, tenho Google e Wikipédia, e se quero conhecer alguém no outro lado do planeta, tenho o Facebook”.

“Talvez eu acabe trabalhando para a Microsoft”, antecipa o menino que, embora fale com fluência o árabe e o inglês e estude francês, está mais interessado “em conhecer as linguagens de programação”.

No populoso bairro do Cairo em que a família de Mahmoud sempre morou, as crianças de sua idade brincam na rua enquanto os adultos tomam chá ou fumam shisha (narguilé). Mas o menino não tem tempo para sair com os amigos porque sua rotina começa cedo, às 6h30, e a manhã e a tarde são ocupadas entre as salas de aula de um colégio internacional e da universidade.

“Alguns garotos da minha idade têm orgulho de ter um amigo como eu no bairro, mas outros pedem que ninguém brinque comigo”, conta Mahmoud, que aproveita as férias para “brincar, brincar e brincar”. “Às vezes me sinto como um adulto porque acordo muito cedo e vou à escola e à universidade, mas em casa meus pais me tratam como uma criança”, revela.

Interessado por programação, o pequeno gênio confessa ter perdido a destreza com as operações matemáticas, mas diante do desafio de calcular o resultado de 40 vezes 78, faz uma pausa e pede, sério: “Um minuto, por favor”.

“Moody”, como é chamado em casa, só precisa de dez segundos para dar a resposta correta (3.120) e, depois, explica que seu verdadeiro sonho é seguir os passos do egípcio Ahmed Zewail, prêmio Nobel de Química em 1999, e ser “cientista especializado em informática”.

“Antes de completar 20 anos, vou morar fora do Egito para estudar. Depois vou voltar e tentar inventar algo por aqui”, planeja o menino, que se considera um “bom muçulmano”. Segundo ele, foi o profeta Maomé quem lhe concedeu a inteligência e, por isso, sempre agradece quando vai à mesquita ao lado de sua casa. “Meu coeficiente é uma das muitas razões pelas quais eu amo Deus”, relata.

Os olhos de Mahmoud, ocultos sob os óculos de aro vermelho, se acendem quando fala de outra de suas paixões, o futebol. “Gosto de jogar com meus amigos do bairro ou na escola e sou fã do Al Ahly (o time campeão da última liga egípcia)”.

Depois da equipe do Cairo, o garoto reconhece que seu favorito é o Barcelona, porque “tem grandes jogadores como o Messi” e, entre as seleções, prefere a Espanha e o Brasil.
Fonte: Game Vício

Diamantes podem armazenar milhões de vezes mais informação do que os computadores atuais


Folhas de diamante cheias de buracos podem ser a chave para a próxima geração de supercomputadores.

Cientistas na Califórnia usaram a tecnologia disponível comercialmente do padrão de folhas grandes de diamantes, com minúsculos buracos cheios de nitrogênio. Essas folhas de diamante com nitrogênio podem armazenar milhões de vezes mais informação, e ser dezenas de vezes mais rápido, do que os atuais sistemas de computador baseados em silício.

Como as folhas de diamante seriam usadas na computação é algo que ainda não foi determinado exatamente, mas as aplicações podem variar desde a concepção mais eficiente de computadores baseados em silício até o desenvolvimento de drogas e criptografia.

O nitrogênio é encontrado em diamantes desde que há diamantes; é por isso que alguns têm uma tonalidade amarela. Por anos os cientistas usaram estes nitrogênios naturais infundido nos diamantes para estudar vários aspectos da mecânica quântica.

Um supercomputador baseado em mecânica quântica requer mais precisão do que a natureza pode oferecer, assim os cientistas têm procurado uma maneira artificial de implantar matrizes de buracos de nitrogênio precisamente modelados no interior de folhas de diamante.

A chave para um quantum de diamantes com base no computador mecânico é um elétron extra no buraco. Em um computador tradicional, a informação é codificada como um “0″ ou um “1″. Em um computador quântico baseado em diamante, a informação poderia ser armazenada no giro dos elétrons. Isto significa que as informações poderiam ser armazenadas não somente como um “0″ ou “1″, mas também na direção que o elétron está girando.

O número exato é difícil de dizer, mas os cientistas afirmam que isso poderia aumentar dramaticamente o poder de processamento em comparação com os computadores de silício atuais.

Ainda assim, os diamantes provavelmente não substituirão o silício utilizado nos computadores domésticos de hoje. No entanto, os consumidores podem se beneficiar da descoberta. Um computador quântico ajuda a modelar certos problemas extremamente complexos, segundo os pesquisadores.

Os diamantes não são uma aposta certa para um computador quântico, mas certamente são uma boa opção por causa dessa pesquisa.

Fonte: ScienceHype

Novas informações sobre o Windows 8


Informações quentíssimas sobre o Windows 8 foi dada em uma apresentação da Microsoft, e de mais impactante se dá que ele está sendo desenvolvido em três formatos, para computadores tudo-em-um, para notebooks e a novidade que também será para Tablets.

Outra coisa importante é que estão fazendo a previsão de lançamento para 2012 ou 2013.

Estas informações vazadas da apresentação que seria para fabricantes de hardware e desenvolvedores de aplicativos, tem a data para abril de 2011, quer dizer que em abril teremos muito mais informações do Windows 8. Tudo indica que são documentos autênticos, mais ninguém da Microsoft já saiu em defesa. Veja uma foto abaixo do slide e depois algumas características que estão sendo previstas para o Windows 8.

Inicialização rápida
— Uma combinação de logout com hibernação dará, ao usuário, a impressão de que o micro vai iniciar e desligar mais rapidamente.

Firewire em risco — O Windows 8 terá suporte a padrões como USB 3.0 e Bluetooth 3.0. Mas a Microsoft está pensando seriamente em abandonar o padrão IEEE 1394, ou Firewire, que deixaria de ser suportado nativamente pelo Windows.

Reinstalação — De acordo com as apresentações, o Windows 8 vai ter uma espécie de “botão vermelho” para recuperação do sistema em caso de falha séria. Ele vai reinstalar o software preservando os arquivos e configurações do usuário.

Sensores
— Deverá haver suporte para sensor de proximidade, acelerômetro e reconhecimento de face. Quando o usuário se aproximar do micro em hibernação, a máquina vai detectar a presença dele e ligar-se automaticamente. O login no sistema vai ser feito de forma também automática, por reconhecimento de face.

Loja de aplicativos — A ideia é que o Windows 8 tenha uma loja online no estilo da App Store, da Apple, e do Windows Marketplace for Mobile, que vende programas para o Windows Phone.

3D — Haverá suporte a filmes e fotos 3D. No Windows Media Center, por exemplo, os filmes 3D poderão ser listados separadamente daqueles em duas dimensões apenas. O Windows 8 também deverá ter recursos para facilitar a integração do computador com equipamentos de áudio e vídeo.

Um detalhe que chama a atenção é que alguns slides mencionam a Apple como modelo de sucesso a ser imitado.

Fonte: gamevicio

Google lança ferramenta em parceria com grandes museus do mundo


Percorrer os corredores dos principais museus e centros de arte ao redor do mundo agora está mais fácil. Já não é mais preciso ir à França conhecer o famoso Palácio de Versailles ou visitar Nova York para conferir as obras do MoMA: basta acessar o Google Art Project.

O produto parece como o já consolidado StreetView: o internauta pode passear pelos corredores de 17 museus ao redor do mundo, das mesma forma que já é possível fazer em ruas de várias cidades pelo mundo. Disponível desde terça-feira, além do tour virtual, também é possível ver mais de mil obras de arte em detalhes.

Ao clicar num quadro do acervo do museu, chega-se ao link direto do quadro ou escultura, onde é possível visualizá-lo em alta definição, sendo possível, por exemplo, ver as marcas de pincel do artista. Além disso, há um menu com diversas informações, vídeos e comentários de críticos sobre a peça.

Ao todo são mais de mil obras de artes de 400 artistas, todas disponíveis em acesso gratuito.

Outro destaque da ferramenta é possibilitar ao usuário criar sua própria “coleção” de obras favoritas. Os quadros são salvos na conta Google e é possível compartilhar a coleção com amigos e parentes através de um link.

Clique aqui para conhecer o projeto.

* Alte Nationalgalerie, Berlin – Alemanha
* Freer Gallery of Art, Smithsonian, Washington DC – Estados Unidos
* The Frick Collection, NYC – Estados Unidos
* Gemäldegalerie, Berlin – Alemanha
* The Metropolitan Museum of Art, NYC – Estados Unidos
* MoMA, The Museum of Modern Art, NYC – Estados Unidos
* Museo Reina Sofia, Madrid – Espanha
* Museo Thyssen – Bornemisza, Madrid – Espanha
* Museum Kampa, Prague – República Tcheca
* National Gallery, London – Reino Unido
* Palace of Versailles – França
* Rijksmuseum, Amsterdam – Holanda
* The State Hermitage Museum, St Petersburg – Rússia
* State Tretyakov Gallery, Moscow – Rússia
* Tate Britain, London – Reino Unido
* Uffizi Gallery, Florence – Itália
* Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda

Fonte: Diário de Pernambuco
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...