Visitas

Busca

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O que é Tecnologia 3G?

Para podermos compreender o significado de 3G e para que serve, precisaremos primeiro entender como as coisas começaram, então vamos viajar nos resumos do tempo para então, chegarmos ao que é 3G.

Bem, para se pensar na existência de um “3º G” seria necessário que existisse um “1º G”, logicamente. E de fato existe, só não foi popularizado dessa forma. 1G significa a primeira geração de telefones móveis. E estes eram totalmente analógicos, o que quer dizer que a forma como ele trabalha as ondas é diferente de como trabalha o sistema hoje em dia. Eram usados apenas para enviar e receber voz e sua qualidade, acho que muita gente deve lembrar, era altamente alternada. Quem, no passado nunca esteve falando ao celular e ao passar por um determinado lugar a ligação chegava à “picotar” ou até a cair? Essa é a primeira geração de telefonia móvel, ou “1G”.

Após alguns anos, no início dos anos 90, a telefonia móvel, devido á necessidade óbvia de melhorias em sua precisão, passou por algumas mudanças. Apesar de não ser um termo oficial, o termo 2G se dá á esse processo de transição a telefonia móvel deixou de ser analógica e passou à ser digital. Nessa época, foram desenvolvidos, os protocolos de comunicação dos quais alguns ouvimos muito falar, GSM, TDMA, CDMA dentre outros. Esses protocolos permitiram alguns serviços dos quais usufruímos hoje, como SMS, Fax e principalmente, melhoraram a maneira como os dados são recebidos e enviados permitindo assim, uma telefonia de maior qualidade.
Apesar de essa ser a tecnologia mais usada no Brasil por enquanto, a tecnologia 2G está sendo aos poucos fortemente substituída pela 3G.


Finalmente, agora podemos entender o que é 3G, à essa altura acredito, tenha se tornado mais fácil imaginar o que é 3G. Obviamente, fica fácil deduzir que é a nova geração de telefonia móvel, mas o que muda nessa nova tecnologia? Vamos entender uma coisa também antes, ao mesmo tempo que se desenvolvia a telefonia móvel, desenvolvia-se também as redes sem fio. O sistema 3G além, é claro de prover melhorias maiores ainda na comunicação, permite acesso à internet, vídeo-conferência, Tv, e-mail no celular, além é claro, de suportar maior número de conexões dados-voz e permitir que dezenas de outros serviços sejam oferecidos pelas operadoras. As redes 3G começaram em 2003 em alguns países, mas aqui no Brasil, ainda está sendo difundida.

Por permitir maior aproveitamento do espectro de banda, a tecnologia 3G consegue chegar à taxas comunicação de dados próxima dos serviços de banda-larga que temos aqui no brasil, com um diferencial. A Mobilidade, que permite acesso à internet onde quer que o usuário esteja. Algumas operadoras de telefonia móvel aqui no Brasil já estão fornecendo este serviço. Você pode consultar a sua operadora de preferência! O celular precisa suportar essa tecnologia também. Existem até planos onde os celulares ficam mais baratos de acordo com o plano escolhido. Um outro serviço interessante que é fornecido nessa rede é o GPS, cujo permite indentificação, localização, determinação de caminhos e coisas desse tipo no geral, evitando, por exemplo, como pergar trânsito ou se perder no meio de uma região desconhecida.


Por ter essa opção de banda larga, as operadoras estão oferecendo serviços de banda-larga-móvel. Com o aumento de vendas de Notebooks e a necessidade de comunicação, MSN, E-mail, Internet, em qualquer lugar, esse serviço, creio que será muito mais utilizado em breve. Por enquanto, o sinal ainda não é tão qualitativo quando comparado à um sinal fixo de banda larga como conhecemos, seja Virtua, Speedy, Velox, ou qualquer outro. Mas a opção de mobilidade às vezes compensa a inferioridade do sinal, problema que se deve justamente á dificuldade de manutenção perfeita de um sinal estando em movimento ou em lugares onde dependemos da qualidade do sinal local.

Já há especulações á respeito das redes 4G, que deverá ser totalmente via IP ( mesmo sistema utilizado pelos computadores para comunicação ). Permitindo total interação entre as redes de computadores, redes sem-fio e celulares. Com a demanda de TV/IP, VOIP, vídeo chamadas, e outros recursos que deveremos ter em abundancia num futuro não muito distante, o uso de uma rede assim será altamente necessário e comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...