Visitas

Busca

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Google, Facebook e Twitter relembram 2010




A Copa do Mundo, o terremoto no Haiti, filmes, o iPad e o cantor Justin Bieber foram alguns dos assuntos mais comentados na internet em 2010. Na última quinta-feira (9), o Google divulgou as buscas que mais cresceram ao longo ano, seguido por listas, na segunda-feira (13), do que foi mais popular no Twitter, e na terça-feira (14), dos termos e categorias mais usados nas atualizações de status do Facebook. Há varios termos que se repetem nos rankings.

Buscas no Google pela modelo paraguaia Larissa Riquelme, que ficou famosa durante a Copa da África do Sul, foram as que mais cresceram no Brasil ao longo do ano. Na sequência, aparecem a rede social Formspring e Justin Bieber. O cantor canadense também está em terceiro na lista de termos emergentes mundial, atrás do iPad, a tablet da Apple, e do Chatoulette, um site de conversas em vídeos com pessoas aleatórias.

O Twitter, em oitavo, e o Facebook, em décimo, também aparecem na lista do Google. A pesquisa da ferramenta de busca, chamada Zeitgeist (espírito do tempo, em alemão), mede termos que cresceram muito, mas não necessariamente foram os mais procurados em volume total. O mesmo é feito na lista de tópicos mais comentados do Twitter.

Na análise das 25 bilhões de mensagens enviadas no Twitter em 2010, o vazamento de óleo no Golfo do México foi o assunto mais comentado, seguido pela Copa do Mundo. A Vuvuzela e o Polvo Paul, outros termos relacionados ao mundial da Fifa, aparecem, respectivamente, em quinto e décimo. A lista ainda conta com o filme A Origem, o terremoto no Haiti, o iPad, o sistema operacional Android, Justin Bieber e o último filme do Harry Potter.

No Facebook, o uso da expressão em inglês “HMU”, que quer dizer “hit me up”, algo como “me liga” ou "me encontra", foi a tendência que cresceu mais rápido ao longo do ano. Na segunda posição aparece a Copa do Mundo e em terceiro está a categoria “Cinema”, com posts relacionados principalmente a filme. A lista inclui ainda o iPad e o iPhone 4, o Haiti, jogos para Facebook, os mineiros chilenos, a música Airplane, 2011, e, claro, Justin Bieber.

Levando em conta dados apenas do Brasil, Dilma Rousseff lidera no Facebook e futebol é um dos assuntos mais comentado: Dunga em quarto, Neymar em sexto, Copa do Mundo em sétimo e Felipe Melo em oitavo. O festival de música SWU consegiu a segunda colocação, o jogo FarmVille ficou em qunto, Haiti em nono e PSDB em décimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...