Visitas

Busca

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Refaça o banco de dados do Windows Media Player 12

O Windows Media Player anda bagunçando sua biblioteca de músicas ou deixando de catalogar novas canções? Refazer o banco de dados do programa pode resolver esses e outros problemas.

Um dos destaques do Windows Media Player 12, player nativo do Windows 7, é sua biblioteca super organizada. Ela captura mídia das bibliotecas do sistema automaticamente, e sempre a atualiza, deixando ao usuário apenas a tarefa de jogar arquivos lá — organização no sistema de arquivos do Windows é outra história...



Porém, nem tudo é perfeito. Há casos, raros, mas verídicos, de “engasgos” do WMP quando ele tem que lidar com muitos arquivos e/ou músicas anteriormente apagadas. Nesses casos, a melhor saída é refazer o banco de dados do player, o que, se por um lado elimina alterações nos arquivos feitas pelo programa, como ratings e edições nas músicas, por outro deixa-o novo de novo.

O tutorial é simples, mas requer atenção, já que mexe com arquivos sensíveis do sistema. Vamos lá?

Primeiramente, feche o Windows Media Player, caso ele esteja aberto. Em seguida, abra o menu Iniciar, digite services.msc e entre na opção correspondente (“Serviços”). Na lista de serviços, localize o “Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player”, clique nele com o botão direito, e então, clique no item “Parar”.

Agora, abra o Executar... (Winkey + R) e digite isso, pressionando Enter em seguida:

%USERPROFILE%\AppData\Local\Microsoft\Media Player

Uma pasta se abrirá. Nela, apague os arquivos com essa estrutura:

CurrentDatabase_***.wmdb
LocalMLS_*.wmdb

No lugar os asteriscos, há números. Basta apaga-los e o banco de dados da biblioteca do Windows Media Player sumirá junto.

Agora, é hora de refazê-lo. Volte à janela Serviços, clique novamente com o botão direito do mouse em “Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player” mas, agora, clique no item “Iniciar”.

Feche a janela, e reabra o Windows Media Player. Essa primeira abertura demorará um pouco, já que o programa varrerá as bibliotecas em busca de arquivos multimídia. Quando a atividade parar, o player estará pronto para tocar tudo novamente!

Fonte: Revista Oficial Windows

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...