Imagem foi destaque na capa da revista Nature Medicine em setembro de 2010
É difícil visualizar algo tão pequeno e complexo como o vírus HIV. Mas Ivan Konstantinov, da empresa Visual Science, criou o modelo mais detalhado em 3D do vírus até o momento. A imagem ganhou o primeiro lugar no Desafio Internacional de Visualização de Engenharia e Ciência de 2010, promovido conjuntamente pela revista Science e pela National Science Foundation (NSF).
Representação do vírus HIV
Para criar a visualização, a equipe de Konstantinov consultou mais de 100 artigos de revistas científicas sobre HIV e conversou com especialistas na área. Os pesquisadores então reconstruíram as proteínas virais em raios X antes de montar a estrutura de uma partícula inteira do HIV. O aspecto final foi alcançado por designers experientes e especialistas em gráficos 3D. Graças ao software e aos algoritmos desenvolvidos pela empresa, o modelo foi concluído em aproximadamente três meses.
A ilustração foi destaque na capa da revista Nature Medicine, em setembro de 2010, como parte de uma edição especial preparada pela Global HIV Vaccine Enterprise. Como a imagem está em alta resolução, Konstantinov afirma que ela pode ser usada em uma variedade de formatos, como cartazes, animações e aplicações interativas para plataformas web e móvel.
No momento, Konstantinov planeja usar a representação em escolas e popularizar a pesquisa científica. Mas este modelo, e outros criados pela empresa, tais como a visualização do vírus da gripe suína, com certeza serão úteis nas pesquisas médicas.
Veja a reprodução do vírus 3D em vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário